Município de Azambuja dá continuidade a projeto socioemocional, nas escolas, no próximo ano letivo

Escrito por em 15 de Agosto, 2023

O Município de Azambuja lançou, no ano letivo anterior, um programa de educação socioemocional denominado “Projeto Ginja”, nos Agrupamentos de Escolas do Concelho. Dado ao sucesso do programa, a autarquia decidiu dar-lhe continuidade neste novo ano letivo.

De acordo com o município, o contexto da pandemia provocada pela Covid-19 veio agravar “consideravelmente diversas problemáticas em crianças e jovens, nomeadamente, a dificuldade de gestão das emoções, identificada pelos Agrupamentos de Escolas.”

Este programa foi dirigido a crianças dos 3 aos 12 anos de idade, prioritariamente em turmas do pré-escolar e dos 1º e 2º anos de escolaridade, sinalizadas pelas respetivas direções dos agrupamentos. Neste ano letivo 2022/2023, foram realizadas 18 sessões, no total, com recurso a um conjunto de vídeos, canções, diversos materiais e atividades. Na sequência do balanço positivo deste ano letivo, o Município de Azambuja já informou que vai dar continuidade a este projeto e pretende, ainda, alargá-lo às Instituições Particulares de Solidariedade Social, bem como, abranger mais turmas e outras faixas etárias.

A implementação deste projeto reflete, na ótica da autarquia, “a importância da promoção das competências socioemocionais na construção de cidadãos autónomos, conscientes, mais resilientes, dotados de responsabilidade cívica e empatia, competências estas indispensáveis no bem-estar psicológico e consequente saúde mental.”

O município salienta, ainda,  “a importância do carácter preventivo do projeto, que permite agir ao nível da promoção de comportamentos e atitudes positivas, diminuindo comportamentos de oposição e sintomatologia associada a doenças mentais, através da estabilização e fortalecimento emocional que surgem da capacidade de exprimir e gerir as emoções do próprio e dos outros.”

Foto: Município de Azambuja.


Faixa Atual

Título

Artista