Migrantes resgatados em Vila do Bispo começam a ser encaminhados para centros de acolhimento
Escrito por Edgar Correia (TPE-587) em 12 de Agosto, 2025

IMG: Guarda Nacional Republicana (GNR).
A Guarda Nacional Republicana encontra-se a concluir o processo de encaminhamento dos 38 migrantes resgatados na passada sexta-feira, 8 de agosto, no concelho de Vila do Bispo. A operação está a ser conduzida pela Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras (UCCF) e pelo Comando Territorial de Faro, em articulação com várias entidades.
Desde o momento do resgate, a GNR coordenou a resposta inicial no terreno, assegurando apoio médico, comunicação com o Ministério Público e, nesta fase final, o envio dos migrantes para Centros de Instalação Temporária (CIT), conforme decisão judicial.
No dia de ontem, pelas 22h10, dois homens, uma mulher e três crianças serão os primeiros a ser encaminhados, com prioridade dada a famílias com menores. Nos próximos dias, o processo de acolhimento dos restantes migrantes será concluído.
Segundo a GNR, esta operação envolveu um esforço conjunto de meios humanos e logísticos de diferentes forças e serviços, destacando o profissionalismo, a dedicação e a cooperação entre todos os intervenientes. A Guarda afirma concluir esta missão com o sentimento de dever cumprido, garantindo sempre a segurança e a dignidade de todos os envolvidos.