Meo, Nos e Nowo obrigadas a devolver 40 milhões de euros aos clientes por cobrança ilegal
Escrito por Edgar Correia (TPE-587) em 22 de Setembro, 2025

IMG: Pixabay (Ilustrativa).
Em causa estão montantes cobrados indevidamente entre o final de 2016 e agosto de 2017, resultantes de uma alteração considerada ilegal. Os valores a reembolsar dependem dos serviços contratados por cada cliente, podendo ir de algumas dezenas de euros até montantes superiores, acrescidos de juros de mora calculados desde 2018 até 2025.
A devolução será feita diretamente na fatura dos clientes que ainda mantêm contrato com as operadoras. Para os restantes, será necessário solicitar o reembolso junto da Meo, Nos ou Nowo.
Com mais de 1,6 milhões de consumidores envolvidos, o valor global a restituir ultrapassa os 40 milhões de euros. Embora exista a possibilidade de recurso por parte das operadoras, a decisão do tribunal determina que tudo o que foi cobrado com base numa comunicação considerada ilegal deve ser devolvido.
Recorde-se de que a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) já tinha anteriormente aplicado medidas corretivas às operadoras, obrigando-as a repetir a comunicação da alteração contratual em conformidade com a lei.