Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


Maternidade de Vila Franca de Xira vai manter-se aberta, garante ministra da Saúde

Escrito por em 8 de Setembro, 2025

IMG: Hospital de Vila Franca de Xira.

A maternidade do Hospital de Vila Franca de Xira não vai encerrar, garantiu esta segunda-feira, dia 8 de setembro, a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, respondendo aos receios de autarcas dos cinco municípios servidos pela unidade hospitalar.

Durante a inauguração do Campus de Saúde da Misericórdia de Vila Franca de Xira, a ministra explicou que o que está a ser estudado é a rede de referenciação das urgências, de forma a assegurar a segurança de grávidas e recém-nascidos.

Ana Paula Martins admitiu que será necessário partilhar recursos, devido à falta de médicos para cobrir as escalas das urgências obstétricas em Lisboa e Vale do Tejo. A situação, que leva ao encerramento temporário de quatro a seis urgências em várias regiões do país, preocupa particularmente no âmbito da obstetrícia, muitas vezes afetando o Hospital de Vila Franca de Xira.

A governante frisou que as decisões serão tomadas com base em estudos de comissões de peritos, em articulação com profissionais de saúde, conselhos de administração e autarcas, sublinhando que “a linha vermelha é a segurança da grávida e do bebé”.

O presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Fernando Paulo Ferreira, considerou fundamental a garantia da ministra de que a maternidade vai continuar a funcionar. Reconheceu, no entanto, as dificuldades do Ministério da Saúde em responder aos serviços de proximidade e reforçou que a necessidade de reabrir as urgências obstétricas e pediátricas à noite e ao fim de semana continua em agenda.

Fernando Paulo Ferreira adiantou que os cinco autarcas vão reunir-se brevemente com a ministra assim que o estudo estiver concluído, para debater soluções concretas para o hospital.