Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Programação Própria

12:00 am 7:00 am

Atual

Programação Própria

12:00 am 7:00 am


Marinhais: Paróquia lança campanha de “uma bica por dia” para pagar as obras de requalificação da Igreja de São Miguel Arcanjo (c/ som e fotos)

Escrito por em 20 de Julho, 2023

A Igreja de São Miguel Arcanjo, em Marinhais, recebeu obras de requalificação para melhorar as condições, interiores, da mesma. Para assinalar a finalização das obras, aconteceu, no passado dia 15 de julho, pelas 19 horas, a celebração de uma Eucaristia e consagração dos feitos pelo Bispo da diocese de Santarém, D. José Traquina.

Entrevistado pela Rádio Marinhais, o Padre José Luís Borga, que exerce funções nas Paróquias do concelho de Salvaterra de Magos, adiantou “que há muito que a igreja necessitava de uma intervenção destas, uma vez que o chão da igreja já estava a levantar, daí a necessidade uma obra desta envergadura”. Estas obras passaram, não só mas também, por alterar a disposição da própria igreja, mudando até o Presbitério de lugar, colocando-o no centro da igreja como se encontra agora. Além disto, foram remodelados os sistemas de luz e de som. De acordo com o pároco, o objetivo é que estas obras estejam “à altura dos pergaminhos duma comunidade como Marinhais.”

Estando a 50 anos da construção do edifício, o Pe. José Luís Borga, conta que “já estava na altura de proceder a estas obras, para dar melhores condições na celebração do culto e afirma, ainda, que apenas faltava a consagração, por isso o motivo da celebração desta missa.

O valor total das obras situa-se nos 40 mil euros e metade deste valor foi assegurado por fundos da própria Igreja. Sobre o remanescente, apurou a Rádio Marinhais que houve uma individualidade que emprestou 20.000 euros, evitando assim que a Igreja recorresse à Banca e tivesse de pagar juros. Nesse sentido, a Igreja lançou uma campanha, que consiste em desafiar 100 pessoas que queiram, de livre vontade, dar o valor de “uma bica por dia”, “algo que no fundo é simbólico e que num espaço de um ano ou dois, se possa pagar assim o empréstimo”.

O espírito é que todos possam participar desta campanha, que irá não só pagar as obras feitas, como também ficar com algum fundo de maneio para novas obras de melhoramento, tais como os bancos da igreja, afiança o Pároco.