Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Espaço Jovem

20:00 22:00

Atual

Espaço Jovem

20:00 22:00


Mandatário do Chega em Vendas Novas detido por suspeita de incêndios florestais

Escrito por em 4 de Setembro, 2025

IMG: Reprodução Facebook Marco Silva CH.

Um homem de 40 anos foi detido, na madrugada desta quinta-feira, pela GNR por suspeita de ter provocado vários focos de incêndio junto à Estrada Municipal 530 (EM530), no concelho de Montemor-o-Novo, distrito de Évora.

A detenção ocorreu em flagrante delito, quando o indivíduo foi surpreendido a sair da sua viatura e a iniciar um foco de incêndio na berma da estrada. Segundo fonte do Comando Territorial de Évora, o suspeito tinha consigo um isqueiro, uma garrafa de álcool e jornais, alegadamente usados para acender o fogo.

O detido é Marco Silva, antigo coordenador da concelhia do Chega em Vendas Novas e mandatário da atual candidatura do partido à câmara municipal, liderada por Jorge Alcobia Pereira. A informação foi confirmada pela candidatura após surgirem relatos sobre a identidade do detido.

Recorde-se que, nas autárquicas de 2021, Marco Silva liderou a candidatura do Chega à Câmara de Vendas Novas, mas não foi eleito.

Segundo a GNR, os militares do destacamento de Montemor-o-Novo já vinham a investigar a origem de vários focos de incêndio detetados durante as madrugadas anteriores naquela zona. Os incêndios consumiram apenas pasto, tendo sido prontamente controlados pelos bombeiros de Vendas Novas e Montemor-o-Novo.

O detido será agora presente ao Tribunal de Montemor-o-Novo para primeiro interrogatório judicial e eventual aplicação de medidas de coação.