Luís Serafim é o novo Comandante do Comando Distrital da PSP de Santarém

Escrito por em 11 de Março, 2024

IMG: Polícia de Segurança Pública

Decorreu, no passado dia 7 de março, pelas 16h00, no Salão Nobre do Comando Distrital de Santarém da Polícia de Segurança Pública (PSP) a cerimónia cerimónia de tomada de posse do novo Comandante Distrital. O Diretor Nacional da Polícia de Segurança Pública, Superintendente-Chefe José Augusto de Barros Correia, presidiu o ato e conferiu posse ao Superintendente Luís Carlos Silva Serafim como Comandante do Comando Distrital de Polícia de Santarém, no seguimento do despacho do Ministro da Administração Interna, de 29 de janeiro de 2024, com efeitos a 1 de fevereiro de 2024.

O Superintendente Luís Carlos Silva Serafim tem 50 anos, possui licenciatura em Ciências Policiais, pela Escola Superior de Polícia, atual Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna.

É, também, licenciado em Língua e Cultura Portuguesa (Língua Estrangeira), pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e pós-graduado em Ciências Policiais, pelo Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, com a especialização em Segurança Interna.

A sua formação profissional inclui o curso de Direção e Estratégia Policial e  diversos cursos técnicos e de especialidade, destacando-se o curso de Comando e Gestão de Incidentes Tático-Policiais, o curso de Gestão de Projetos Policiais, o curso de Gestão de Grandes Eventos, o curso de Comunicação e Interação com os Média, o curso de Técnicas de Entrevista e Análise para Concurso e o Common Security and Defense Policy Course, ministrado pelo European Security and Defense College, em Bruxelas.

O novo Comandante do Comando Distrital de Santarém da PSP, desempenhou múltiplas funções de comando e direção, quer no Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, destacando-se as de comandante das Brigadas Anticrime da Divisão Policial de Cascais e as de comandante da PSP de Sintra, quer no Corpo de Intervenção da Unidade Especial de Polícia, onde foi comandante de grupo e diretor do 33.º Curso de Ordem Pública, bem como na Direção Nacional da PSP, onde foi chefe de divisão e diretor do Departamento de Segurança Privada, em suplência.

Pertence ao grupo de peritos da Comissão Europeia para a área do licenciamento, fiscalização e legislação da atividade de segurança privada, tendo prestado serviço no território do Kosovo, de 2009 a 2010, no âmbito desta especialidade, e participado como orador em diversos fóruns, seminários, conferências e ações de formação. Exerceu funções docentes no ISCPSI e foi membro do Comité para o Transporte Transfronteiriço de Notas e Moedas de Euro, de 2014 a 2019.

Nos últimos cinco anos, Luís Serafim desempenhou as funções de Inspetor na Inspeção Nacional da PSP.


Faixa Atual

Título

Artista