Jacinta Correia conquista o público em Santarém com a estátua viva Pickles
Escrito por Edgar Correia (TPE-587) em 11 de Agosto, 2025

IMG: Câmara Municipal de Santarém.
O VI Festival de Estátuas Humanas de Santarém terminou no último domingo, 10 de agosto, com a atribuição do Prémio do Público à performance Pickles, protagonizada por Jacinta Correia. A distinção foi atribuída através da votação de cerca de 3500 visitantes ao longo dos três dias do evento.
A estátua Pickles destacou-se pela criatividade, impacto visual e expressividade através da imobilidade, conquistando a preferência do público.
O Prémio do Júri foi atribuído a João Filipe com a estátua Santa Liberata. O júri foi composto por Isabel Leão, o ator Paulo Patrício e a bailarina Maria Inácio, do Círculo Cultural Scalabitano.
Já o Prémio Quideia, uma distinção especial da organização, foi entregue a Pedro Pratas, com a estátua Luís Vaz de Camões, a mais votada online.
O festival, organizado pela Câmara Municipal de Santarém e pela Quideia – Produção e Animação de Eventos, contou com dezasseis estátuas a concurso e voltou a afirmar-se como um dos pontos altos do verão na cidade, trazendo milhares de visitantes ao centro histórico e proporcionando momentos de arte ao ar livre e interação com o público.
A edição deste ano contou ainda com quatro estátuas convidadas, fora de concurso: A Tecedeira em Mim (Zizi Pereira Lopes), Da Minha Varanda (Maria João Silva), O Cowboy (João Vasco Peixinho) e Família Madeirense (Xavier Miguel e Cristiana Nunes, do Teatro Bolo do Caco, Funchal/Madeira).