ISLA recebeu debate sobre os desafios da Mobilidade Sustentável

Escrito por em 21 de Setembro, 2023

No âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, o Município de Santarém organizou a conferência “Os desafios da Mobilidade Sustentável”, que decorreu no ISLA Campus, no dia 18 de setembro.

Com Diogo Gomes, vereador do trânsito do Município de Santarém, a assumir o papel de moderador, seguiu-se uma Mesa Redonda com um painel de convidados constituído por reconhecidas personalidades da área, Paulo Marciano Quinteiro, Superintendente da PSP de Santarém, Pedro Miguel Duarte da Graça, Tenente-coronel – Comandante do Comando Territorial da GNR de Santarém e João Bernardino, especialista em mobilidade.

Diogo Gomes referiu que “a mobilidade urbana sustentável é um dos grandes desafios das cidades modernas que têm de adaptar o uso do seu espaço a uma nova forma de circular. O Município de Santarém vai continuar a trabalhar para dotar a cidade de mais e melhores condições para a utilização de meios de transporte suaves, sustentáveis e inclusivos que permitam o abandono da ideia do automóvel como modo privilegiados de transporte urbano”.

João Bernardino apresentou o projeto CicloExpresso que permite a um grupo de crianças acompanhadas por adultos monitores ir para a escola de bicicleta e tal como um comboio regular, o CicloExpresso tem um percurso e horário definidos e qualquer criança pode ir nele até à escola. O projeto visa promover a mobilidade sustentável para a escola através de uma alternativa de deslocação divertida e segura, contribuindo para a autonomia e saúde das crianças.

Já Paulo Quinteiro falou da segurança dos meios de transporte, nomeadamente, dos velocípedes e trotinetas e sugeriu que as vias de circulação devam ser separadas fisicamente das vias de circulação automóvel e dos passeios. Referiu ainda que os constrangimentos causados pelo estacionamento selvagem, as inúmeras infrações ao código da estrada e a dificuldade na responsabilização dos infratores são alguns dos inconvenientes associados a este tipo de veículos.

Pedro Graça reforçou a ideia do Superintendente da PSP de Santarém sobre o envolvimento das forças de segurança na fase de planeamento das alterações estruturais nas vias e na circulação automóvel e ambos apresentaram dados estatísticos sobre os acidentes rodoviários, com trotinetes e bicicletas e atropelamentos. Neste sentido, Pedro Graça apresentou o plano de segurança rodoviária que a GNR está a desenvolver baseado em três linhas de ação: educação, infraestruturas e intervenção. Ao nível da educação têm como objetivo sensibilizar a população escolar, população específica, condutores, divulgar campanhas, formar a própria GNR e condutores de 2 rodas. Nas infraestruturas, vão analisar a sinistralidade e os locais de acumulação de acidentes e, em termos de intervenção, pretendem prevenir e fiscalizar comportamentos de riscos, ações do condutor e causas de acidentes.

Tanto a GNR como a PSP realizam ações junto do público escolar com o objetivo de refletir sobre a importância de um concelho mais sustentável, inclusivo, seguro e ambientalmente responsável.

A conferência terminou com o debate e troca de ideias sobre os desafios da Mobilidade Sustentável em Santarém entre o painel e a ilustre plateia composta pela Associação de Moradores do Centro Histórico, Associação de Residentes de São Domingos, Santa casa da Misericórdia de Santarém, membro do executivo, dirigente e técnicos do Município de Santarém e sociedade civil.

IMG: Município de Santarém.


Faixa Atual

Título

Artista