Iguarias de Coruche provadas à mesa do Restaurante “Ó Manel” (c/ som e fotos)

Escrito por em 28 de Fevereiro, 2024

IMG: Reprodução Facebook Restaurante “Ó Manel”.

De 1 a 3 de março de 2024, os sabores de Coruche voltam a estar à mesa dos restaurantes a mais uma edição das Jornadas de Gastronomia. Como habitualmente faz, a Rádio Marinhais foi ouvir as expectativas dos proprietários de alguns restaurantes, nomeadamente daqueles que continuam a apostar na rádio enquanto meio preferencial para a divulgação da sua atividade.

Em entrevista à Rádio Marinhais, Maria José, natural da Lamarosa, no concelho de Coruche, e proprietária do Restaurante “Ó Manel” refere que o gosto e a paixão pela cozinha a acompanham desde pequenina, mesmo na altura em que trabalhava no campo e que abrir um restaurante não estava sequer nos seus horizontes.

E se grande parte do tempo de Maria José era dedicada ao campo a vida do esposo sempre foi dedicada à restauração, pelo menos desde os seus “tenros” 12 anos. Com o gosto pela cozinha que Maria José carregava e a experiência e o saber do marido surge então o Restaurante “Ó Manel”.

Este Restaurante tem capacidade para 80 pessoas e uma outra sala com capacidade para servir mais 56 e, brevemente, estão previstas outras novidades para este último espaço. E é neste local acolhedor em que, nos dias 1, 2 e 3 de março, se vão servir muitos pratos inspirados no legado deixado pelo gastrónomo coruchense José Labaredas.

 

 

Apesar de reconhecer que a situação que os portugueses enfrentam não é a mais animadora, Maria José acredita que esta edição das Jornadas de Gastronomia “vão correr bem”. Na ementa, os visitantes podem escolher pratos como canja de galinha velha ou sopa de feijão com couve. No que diz respeito aos pratos de peixe arroz de feijão com jaquinzinhos ou petinga frita, bacalhau com migas e bacalhau de coentrada serão as propostas desta casa. Para os amantes de carne, a Chef Maria José destaca o arroz de entrecosto, típico da Lamarosa, a carne de frita com migas de espargos, o ensopado de borrego e pernil no forno. Para terminar a refeição, os visitantes podem optar por provar as papas de abóbora, um bolo de mel ou arroz doce, iguarias que relembram tempos doutrora.

Aos jantares, durante estas Jornadas, os estabelecimentos de restauração terão animação musical com artistas locais e no Restaurante “Ó Manel” não será diferente. As reservas poderão ser feitas através do número 243 675 878.

Escute, aqui, as declarações de Maria José:


Faixa Atual

Título

Artista