Hoje assinala-se o Dia Mundial do Braille

Escrito por em 4 de Janeiro, 2024

Assinala-se, hoje, dia 4 de janeiro, o Dia Mundial do Braille, uma data proclamada, em novembro de 2018, pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Esta data tem por objetivo aumentar a conscientização sobre a importância do braille como meio de comunicação na plena realização dos direitos humanos para pessoas cegas e com deficiências visuais. O primeiro Dia Mundial do Braille foi celebrado a 4 de janeiro de 2019.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam para “que, globalmente, cerca de 1,3 mil milhões de pessoas vivem com alguma forma de distúrbio de visão, estando mais propensas a uma vida com desvantagem e de pobreza.” A OMS afirma que “o impacto da perda da visão vai mais além do que o prevalecimento de cegueira e/ou a deficiência visual. Para os 39 milhões de pessoas cegas e os 253 milhões que têm deficiência visual, a perda de visão geralmente representa uma vida inteira de desigualdades. As pessoas com deficiência visual geralmente têm menos saúde e enfrentam barreiras à educação e no acesso ao emprego.”

O que é braille?

O braille é uma representação tátil de símbolos alfabéticos e numéricos usando seis pontos para representar cada letra e número, e até mesmo símbolos musicais, matemáticos e científicos. O uso do braille permite a comunicação de informações importantes de e para pessoas cegas ou com deficiências visuais, garantindo competência, independência e igualdade.

IMG: Pixabay (Ilustrativa).


Faixa Atual

Título

Artista