Hoje assinala-se o Dia da Espiga

Escrito por em 9 de Maio, 2024

IMG: Wikipédia – Timo1974.

Neste dia comemora-se a Ascensão do Senhor, ou seja o dia em que Jesus foi elevado aos céus. Esta data é comemorada 39 dias depois do Domingo de Páscoa. Se contarmos a partir do dia da Páscoa (inclusive) o dia da espiga é exatamente o 40.º e acontece, sempre, numa quinta-feira, por isso, também é conhecida como a Quinta-feira da Ascensão.

O Dia da espiga é feriado em alguns municípios de Portugal. São exemplos: Alenquer, Arraiolos, Benavente, Beja, Golegã, Mafra, Vila Franca de Xira e Salvaterra de Magos. Antigamente, o dia era feriado nacional.

O significado da espiga é prosperidade, porque das espigas são gerados os frutos.

Conforme a tradição cristã, ainda mantida em muitos locais de Portugal, as pessoas colocam ramos atrás da porta principal da casa para que nela não falte nada. Esse ramo é substituído por outro apenas no ano seguinte.

Os ramos são feitos, principalmente, de espigas de trigo e também levam alecrim e algumas flores e raminhos de oliveira e videira.

É possível que a celebração tenha surgido para transformar uma festa pagã em uma festa cristã. A comemoração coincide com o período em que era comemorada a festa pagã da deusa flora, a deusa da fecundidade da natureza.


Faixa Atual

Título

Artista