Há 16 anos, neste dia, José Sócrates anunciava a construção do Novo Aeroporto Internacional de Lisboa em Alcochete

Escrito por em 10 de Janeiro, 2024

A 10 de janeiro de 2008, o primeiro ministro de então, José Sócrates (PS), anunciava a construção do Novo Aeroporto Internacional de Lisboa, no Campo de Tiro da Força Aérea, localizado na freguesia de Samora Correia.

Esta decisão era sustentada, à altura, num estudo realizado pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), depois da Confederação da Indústria Portuguesa (CIP) ter defendido a mesma localização.

Em 2008, Sócrates recordava que este estudo recomendava a implementação de uma terceira travessia sobre o Tejo, rodo-ferroviária, construída entre o Barreiro e Chelas.

Volvidos quinze anos, ou seja, em dezembro de 2023, a Comissão Técnica Independente (CTI) apresentou um relatório com as nove opções para a localização do Novo Aeroporto Internacional de Lisboa que, no conjunto dos parâmetros avaliados, dava o Campo de Tiro da Força Aérea como a melhor opção para essa finalidade. A decisão final será tomada pelo Governo que sair das eleições convocadas a 10 de março.

De acordo com o Jornal ECO, os estudos em torno da escolha da localização do Novo Aeroporto de Lisboa não é nova e já conta com mais de meio século. Recorde-se de que foi Marcello Caetano, em 1969, que criou um gabinete para o estudo da localização da nova infraestrutura aeroportuária. Desde essa altura, já foram propostas e debatidas cerca de 20 localizações e já se gastaram, pelo menos 74 milhões de euros em estudos.

IMG: Wikipédia e Câmara Municipal de Benavente.


Faixa Atual

Título

Artista