Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Catarina de A a Z

11:00 16:00

Atual

Catarina de A a Z

11:00 16:00


Grávida que deu à luz na A1 tinha sido levada, no dia anterior, para a MAC que a mandou de volta para casa

Escrito por em 27 de Agosto, 2025

IMG: Bombeiros Voluntários de Samora Correia.

Matilde é a mais recente bebé a nascer numa ambulância em Portugal. O nascimento ocorreu na madrugada desta quarta-feira, 27 de agosto, por volta das 05h29, após um pedido de socorro para uma grávida com contrações, na área de Samora Correia.

Os operacionais António Pedro Correia e Lúcia Almeida, dos Bombeiros Voluntários de Samora Correia, responderam prontamente ao alerta, com o apoio da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital de Vila Franca de Xira.

Em declarações à MarinhaisFM, o Bombeiro de 2.ª, António Pedro Correia, – já com experiência em partos dentro de ambulâncias, tendo assistido a pelo menos três – contou que esta grávida já tinha sido transportada no dia anterior para a Maternidade Alfredo da Costa (MAC), onde acabou por ser mandada de volta para casa, por se considerar tratar-se de “contrações falsas”.

Já de regresso a casa, e com o agravamento dos sintomas, a utente voltou a chamar os bombeiros. António Pedro foi novamente destacado para o local. À chegada, aguardou a VMER e a indicação do hospital de destino. Com as urgências de obstetrícia e ginecologia do Hospital de Vila Franca encerradas, o CODU encaminhou a grávida para o Hospital São Francisco Xavier.

Contudo, dada a distância, o bombeiro já previa que o parto pudesse ocorrer antes da chegada ao hospital. E assim foi: durante a viagem, já na A1, perto das portagens de Alverca do Ribatejo, Lúcia Almeida percebeu que o parto era iminente e pediu ao colega que parasse a ambulância. Matilde nasceu poucos metros depois, assim que o veículo conseguiu parar em segurança.

Apesar do momento exigente, tudo correu bem. “É tudo bonito quando corre bem, mas quando corre mal ou a equipa médica ou seja lá quem for já não prestam. Felizmente correu tudo bem”, desabafa António Pedro.

A situação reacende a preocupação com o encerramento das urgências obstétricas em Vila Franca de Xira. Hoje de manhã, segundo o Bombeiro, terá saído uma ambulância do quartel para outro caso de parto, desta vez encaminhado para o Hospital de Abrantes. “As pessoas nem imaginam o tempo que levamos até lá com uma grávida em possível trabalho de parto. Depois admiram-se que acontece isto ou aquilo.”

A mãe, Diana Sofia, e a pequena Matilde encontram-se bem e a recuperar no Hospital São Francisco Xavier.