GNR leva a cabo Operação “Bom Caminho”

Escrito por em 20 de Maio, 2024

IMG: Guarda Nacional Republicana.

Até ao dia 31 de outubro, com vista ao patrulhamento de proximidade e de maior visibilidade, por forma a garantir a proteção e segurança dos peregrinos que transitem ao longo do “Caminho Português”, do “Caminho Português da Costa” e do “Caminho Português Interior” a GNR leva a cabo, através dos Comandos Territoriais do Porto, Braga, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu, a operação “Bom Caminho”.

Recorde-se de que os “Caminhos de Santiago” ganharam uma nova “vida” nos anos 80 do século passado, com a realização da Jornada Mundial da Juventude, naquela cidade. Em agosto de 2023, Portugal acolheu a Jornada Mundial da Juventude, na cidade de Lisboa, tendo-se verificado um grande fluxo de jovens de todo o mundo em Portugal e, em particular, nos caminhos de Santiago. Estes percursos revelam-se de uma particular importância, uma vez que contribuem para a diversificação e desenvolvimento de toda a atividade turística, ao longo de todo o ano e por todo o Território Nacional (TN).

Cientes desta importância e procura pelos “Caminhos de Santiago”, a Guarda irá executar esta operação, implementando um conjunto de atividades cujo objetivo visa contribuir para uma maior segurança e visibilidade junto dos peregrinos, por forma a prevenir o cometimento de ilícitos ou criminalidade associada.

A presença da Guarda será, assim, reforçada nos locais mais vulneráveis à passagem dos peregrinos, nomeadamente locais isolados e ermos, infraestruturas de acolhimento e locais de grande concentração, através de patrulhamento específico e ações de sensibilização, tendo em vista ainda transmitir os conselhos de segurança.


Faixa Atual

Título

Artista