GNR lança operação especial para garantir segurança na 86.ª Volta a Portugal
Escrito por Edgar Correia (TPE-587) em 7 de Agosto, 2025

IMG: Guarda Nacional Republicana (GNR).
A Guarda Nacional Republicana (GNR) vai levar a cabo, entre os dias 7 e 17 de agosto, uma operação de policiamento no âmbito da 86.ª Volta a Portugal Continente, a mais emblemática prova de ciclismo de estrada em território nacional.
A operação irá abranger os distritos de Aveiro, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu, acompanhando o percurso da prova, que este ano integra um prólogo e dez etapas, num total de 1.581 quilómetros. Estão inscritos cerca de 126 atletas, das categorias Elite e Sub-23.
Segundo a GNR, o principal objetivo da operação é garantir a segurança dos ciclistas e dos milhares de espectadores esperados ao longo do trajeto, assegurando simultaneamente a fluidez do trânsito nas zonas atravessadas pela caravana da Volta. A atuação das forças de segurança visa ainda prevenir acidentes e minimizar os constrangimentos rodoviários provocados pela passagem da prova.
Durante as várias etapas, os militares da GNR estarão distribuídos ao longo do percurso, devidamente identificados com equipamento refletor, e acompanharão também o dispositivo móvel da organização. A GNR apela ao público para que respeite as instruções das autoridades e esteja atento à sinalética nos veículos de segurança.
A 86.ª Volta a Portugal arrancou oficialmente com o prólogo, no dia 6 de agosto, na Maia, seguindo-se as seguintes etapas:
- 7 agosto: Viana do Castelo – Braga (Sameiro);
- 8 agosto: Felgueiras – Fafe (Marvila);
- 9 agosto: Boticas – Bragança;
- 10 agosto: Bragança – Mondim de Basto (Sr.ª da Graça);
- 11 agosto: Lamego – Viseu;
- 13 agosto: Águeda – Guarda;
- 14 agosto: Sabugal – Covilhã (Torre);
- 15 agosto: Ferreira do Zêzere – Santarém;
- 16 agosto: Alcobaça – Montejunto (OesteCIM)
- 17 agosto: Lisboa – Lisboa (contrarrelógio individual).
Sendo o maior evento do ciclismo nacional, a Volta a Portugal representa também um desafio logístico e operacional para as forças de segurança, dada a sua dimensão, mediatismo e elevada afluência de público.