GNR já registou mais de 7 mil incêndios florestais até 31 de agosto
Escrito por Edgar Correia (TPE-587) em 5 de Setembro, 2025

IMG: Guarda Nacional Republicana (GNR).
O patrulhamento em áreas florestais e agrícolas com risco elevado, muito elevado e máximo tem sido intensificado, envolvendo diversas valências da GNR, desde a Proteção da Natureza e do Ambiente ao Serviço de Investigação Criminal.
Desde o início da Campanha Floresta Segura 2025, a 16 de fevereiro, a GNR realizou 42.282 patrulhas e 5.129 ações de sensibilização, alcançando cerca de 97 mil pessoas. Até ao final de agosto, foram ainda elaborados 2.249 autos de contraordenação, sendo que 1.773 dizem respeito à falta de gestão de combustível, 344 ao uso indevido do fogo e 34 por condicionamento de acessos.
No âmbito do combate direto ao crime, foram detidas 45 pessoas em flagrante delito e identificados 621 suspeitos de incêndio florestal, alguns dos quais já sob custódia da Polícia Judiciária.
A GNR alerta para a necessidade de redobrar cuidados e apela à população para evitar comportamentos de risco como a realização de queimadas, o uso indevido de maquinaria sem proteção ou o lançamento de foguetes. O número de incêndios preocupa as autoridades, que continuam a reforçar a vigilância para preservar o património florestal e proteger as populações.
A Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) continua disponível 24 horas por dia para denúncias ou esclarecimento de dúvidas relacionadas com a proteção da natureza.