Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


GNR já registou mais de 7 mil incêndios florestais até 31 de agosto

Escrito por em 5 de Setembro, 2025

IMG: Guarda Nacional Republicana (GNR).

A Guarda Nacional Republicana (GNR) revelou que, até 31 de agosto deste ano, foram registados 7.037 incêndios florestais em território nacional. Face ao agravamento do risco de incêndio provocado pelas atuais condições meteorológicas, a GNR reforçou significativamente as ações de prevenção e combate.

O patrulhamento em áreas florestais e agrícolas com risco elevado, muito elevado e máximo tem sido intensificado, envolvendo diversas valências da GNR, desde a Proteção da Natureza e do Ambiente ao Serviço de Investigação Criminal.

Desde o início da Campanha Floresta Segura 2025, a 16 de fevereiro, a GNR realizou 42.282 patrulhas e 5.129 ações de sensibilização, alcançando cerca de 97 mil pessoas. Até ao final de agosto, foram ainda elaborados 2.249 autos de contraordenação, sendo que 1.773 dizem respeito à falta de gestão de combustível, 344 ao uso indevido do fogo e 34 por condicionamento de acessos.

No âmbito do combate direto ao crime, foram detidas 45 pessoas em flagrante delito e identificados 621 suspeitos de incêndio florestal, alguns dos quais já sob custódia da Polícia Judiciária.

A GNR alerta para a necessidade de redobrar cuidados e apela à população para evitar comportamentos de risco como a realização de queimadas, o uso indevido de maquinaria sem proteção ou o lançamento de foguetes. O número de incêndios preocupa as autoridades, que continuam a reforçar a vigilância para preservar o património florestal e proteger as populações.

A Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) continua disponível 24 horas por dia para denúncias ou esclarecimento de dúvidas relacionadas com a proteção da natureza.