GNR ativou Rede de Vigilância e Deteção de Incêndios
Escrito por Edgar Correia (TPE-587) em 12 de Maio, 2025

IMG: Guarda Nacional Republicana (GNR).
A Guarda Nacional Republicana (GNR) informa que, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), no âmbito da Rede de Vigilância e Deteção de Incêndios, que integra o Sistema de Videovigilância Florestal e a Rede Nacional de Postos de Vigia da Campanha Floresta Segura 2025, no dia 5 de maio, procedeu à ativação de 80 Postos de Vigia (PV) da Rede Primária, os quais se encontram guarnecidos por um total de 320 operadores.
Segundo a Guarda, a estes juntar-se-ão, a partir de 29 de junho, mais 150 Postos de Vigia da Rede Secundária, que serão ativados e guarnecidos por 600 operadores adicionais.
No que respeita ao Sistema de Videovigilância Florestal, este é atualmente composto por 147 câmaras de videovigilância.
Relativamente às ações de sensibilização, a Guarda Nacional Republicana informa que realizou, até ao dia 7 de maio, um total de 2.845 ações, alcançando 55 150 pessoas, com o objetivo de prevenir comportamentos de risco, promover a adoção de medidas de autoproteção e fomentar o uso responsável do fogo por parte das comunidades.
Até ao momento, foram registadas 18 detenções, das quais 14 em flagrante delito, tendo sido igualmente identificados 136 suspeitos.
Nesta fase, os militares encontram-se no terreno a percorrer as faixas de gestão de combustível das freguesias prioritárias, com o objetivo de se proceder à sinalização e georreferenciação dos terrenos rurais que pela sua localização apresentem potencial risco de incêndio, promovendo em simultâneo, ações de informação e sensibilização junto dos proprietários, para que realizem voluntariamente a limpeza dos terrenos até 31 de maio de 2025, evitando que, após o dia 1 de junho de 2025, possam encontrar-se em incumprimento.