Faixa Atual

Título

Artista


Glória do Ribatejo viu o seu Núcleo Escolar ser inaugurado

Escrito por em 12 de Setembro, 2023

A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos inaugurou no domingo, 10 de setembro, o Núcleo Escolar de Glória do Ribatejo, um equipamento que, de acordo com a autarquia procurou preservar a história e a memória das infraestruturas escolares que existiam e aliá-la à modernidade.

O novo espaço escolar, que resultou da requalificação da Escola de 1.º ciclo, dispõe de cinco salas de aula, uma sala de atividades, receção, gabinetes de professores, de auxiliares e de atendimento aos encarregados de educação, biblioteca com recursos informáticos, refeitório e cozinha equipada, sala multiusos, instalações sanitárias, arrecadações, rampas, plataformas elevatórias e elevadores e espaços exteriores renovados. Ao mesmo tempo foram realizadas obras de melhoramento no contíguo Jardim de Infância.

Na cerimónia de inauguração, que contou com a presença de centenas de pessoas, o Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, Hélder Esménio recordou que “tínhamos dois edifícios – um dos anos 50 e outro do início dos anos 60 do século passado – sem ligação funcional entre eles e sem ligação coberta ao Jardim de Infância, um refeitório pequeno, escassos recursos didáticos e informáticos. Estas foram no essencial as razões, além da equidade das crianças de Glória do Ribatejo com as de outras freguesias onde o Município já colocou bons equipamentos educativos, que nos levaram a sonhar, projetar, financiar e construir o Núcleo Escolar de Glória do Ribatejo, preservando a história e a memória dos antigos edifícios escolares”.

Para o autarca salvaterrense, o processo de concretização desta obra foi conturbado, uma vez que “as condições se alteraram muito ao longo deste tempo, com revisões de preços que ultrapassaram os 360 mil euros, quase 20 por cento do valor total da obra”, acrescentou o Presidente da Câmara Municipal, salientando que a empreitada contou com apoio de fundos comunitários, através do Portugal 2020, de cerca de 800 mil euros.

O Presidente da União de Freguesias de Glória do Ribatejo e Granho, João Batista de Oliveira sublinhou que este equipamento “é um farol de conhecimento e de aprendizagem”, considerando este “um momento de grande significado para a comunidade escolar, para a freguesia e para o concelho”.

O Presidente da Assembleia Municipal, Francisco Madelino realçou que esta é “uma obra para a memória e sobretudo uma obra para o futuro”.

A cerimónia de inauguração contou com as atuações da acordeonista Joana Feijão e do grupo de Cantares do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Glória do Ribatejo. De seguida foi também apresentado o estudo “Glória – Falar, Cantar e Contar”, uma publicação da Associação Rancho Folclórico da Casa do Povo de Glória do Ribatejo, que contou com o apoio da Câmara Municipal e da União de Freguesias de Glória do Ribatejo e Granho.

O investimento total foi de cerca de 2,3 milhões de euros.

IMG: Município de Salvaterra de Magos.