Foi inaugurada, ontem, em Samora Correia a exposição “Igreja Matriz de Samora Correia – Três Séculos de Memória” (c/som)

Escrito por em 18 de Agosto, 2023

Foi inaugurada, ontem, dia 17 de agosto, na galeria do Palácio do Infantado, em Samora Correia, a exposição “Igreja Matriz de Samora Correia – Três Séculos de Memória”.

A exposição foi inaugurada no dia em que começaram, também, as Festas em Honra de Nossa Senhora de Oliveira e Nossa Senhora de Guadalupe, certame que vai animar a cidade de Samora Correia até ao próximo dia 22 de agosto.

No discurso que antecedeu a visita guiada proporcionada pelo técnico do Município, Joaquim Salvador, o Pároco Heliodoro Nuno exaltou a “dedicação de todos” e apontou que, quando se faz uma exposição de arte sacra, o objetivo é também levar, depois, as pessoas a visitarem a Igreja. O Pároco aproveitou para explicar que esta exposição, em particular, está em constante “aprofundamento”, sendo que ao longo do tempo em que estará patente poderá ser “enriquecida”.

Em declarações à MarinhaisFM, o Vereador com o pelouro da Cultura, Joseph Azevedo, enfatizou os 300 anos que a Igreja está a celebrar e aludiu ao recente processo de restauro por que este património edificado passou. Para o Vereador, a Igreja Matriz de Samora Correia representa, “para além de um espaço religioso, um local de vivência e de reconhecimento, salvaguarda e promoção do património.”

A exposição estará patente até ao próximo 31 de dezembro, sendo que, de acordo com Joseph Azevedo, estão previstas as visitas dos alunos dos diferentes ciclos de Ensino do Agrupamento de Escolas de Samora Correia para que os mais jovens conheçam o património da sua cidade.

Escute, aqui, as declarações de Joseph Azevedo:

 

Foto: Edgar Correia – Rádio Marinhais.


Faixa Atual

Título

Artista