Festival de Estátuas de Santarém superou as expectativas da organização
Escrito por Edgar Correia (TPE587) em 14 de Agosto, 2024
Durante três dias, as principais ruas do centro histórico de Santarém foram invadidas por uma multidão de visitantes que fizeram da 5.ª edição do in.Estátua – Festival de Estátuas Humanas de Santarém aquela que terá registado uma maior afluência de público de todas as edições já realizadas.
Entre sexta-feira, 9 de agosto, e domingo, 11 de agosto, o Festival apresentou 20 novas estátuas que nunca tinham visitado Santarém. O terceiro e último dia do Festival, terminou ao som da animada Fanfarra Bizzara que recolheu e conduziu as estátuas humanas até ao Largo Padre Chiquito, onde se procedeu à entrega dos três prémios atribuídos na presente edição.
A votação para as 14 estátuas a concurso foi apurada após a recolha de milhares de votos dos visitantes depositados em várias urnas espalhadas pelo recinto do festival, bem como a contagem efetuada online, em redes sociais, e numa plataforma de votação criada para o efeito.
O prémio Quideia, que distingue a figura mais votada online, coube à estátua de Salgueiro Maia, representada por Ricardo Dias no quadro de “Dueto de Homenagem aos 50 Anos do 25 de Abril”; o prémio do Júri, atribuído por uma imobiliária local, foi atribuído ao “Beija-Mão Real” de Miguel Raposo, e, por último, o prémio que resultou da votação do público, elegeu a “A Fadista”, de Margarida Ferreira. Além destes três prémios, todos os participantes receberam vouchers do Município de Santarém para os espetáculos promovidos pelo Projeto Municipal Santarém Cultura no Teatro Sá da Bandeira até ao final de 2024.
Recorde-se que in.Estátua ganhou novos moldes com esta edição e passou a incluir algumas das freguesias que fazem parte do Concelh0 de Santarém. No fim-de-semana que antecedeu o evento realizado na sede de Concelho, as freguesias de Tremês, Pernes e Alcanede foram visitadas por algumas estátuas humanas..
Organizado pelo Município de Santarém, em parceria com os Quideia Animações, o festival, realizado desde 2018, inserido na oferta cultural do projeto Verão in.Str, a decorrer ainda até ao próximo dia 22 de setembro, apenas foi interrompido nos anos de 2020 e 2021 devido à pandemia que então reduziu ou cancelou todo o tipo de eventos que registassem ajuntamentos de pessoas.