Exclusivo RM: Familiares de utentes internados no HDS levam ventoinhas para combater “a sauna” criada no Hospital (c/ som)

Escrito por em 24 de Agosto, 2023

O calor que se tem feito sentir, nos últimos dias, em todo o território continental e, particularmente, no distrito de Santarém, não é agradável para ninguém, mas muito menos para quem se encontra doente e numa cama de Hospital. Por estes dias, têm-se somado os relatos de utentes internados insatisfeitos com a falta de refrigeração no Piso 5 do Hospital Distrital de Santarém (HDS).

A Rádio Marinhais ouviu dois utentes internados que pediram reserva de identidade, mas que revelaram que, para combater os dias de maior calor, os familiares estão a transportar ventoinhas para o Hospital, uma situação que, segundo uma das utentes, não espanta os funcionários do Hospital, embora seja insólita. Questionada sobre se o pessoal hospitalar transmite algum tipo de justificação relativamente a esta situação a utente adiantou à Rádio que apenas foi confrontada por uma Assistente Operacional que se mostrou contente por esta já ter uma ventoinha trazida por familiares, ao que a utente retorquiu que era a única maneira dali continuar a passar melhor estes dias.

Um outro utente ouvido pela Rádio Marinhais começou por adiantar que “a situação é complicada porque não há um sistema de arrefecimento” e que “as ventoinhas pessoais apenas estão a transmitir ar quente”, admitindo que os utentes ficam praticamente “sufocados”.

Ambos os utentes classificam bem a prestação dos profissionais de saúde e admitem que não estão criadas as condições necessárias, nesta altura do ano, nem para quem está internado nem para quem está a exercer as suas funções.

Recorde-se de que, entre as 12h00 de terça-feira, dia 22 de agosto, e as 21h00 de quarta-feira, dia 23, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou o distrito de Santarém sob aviso vermelho devido à persistência de valores muito elevados de temperatura.

Recorde-se, também, de que no Piso 5 do Hospital Distrital de Santarém (HDS) funciona o serviço de internamento de Cirurgia Geral.

À Rádio Marinhais, o Hospital Distrital de Santarém (HDS) esclareceu, entretanto, que “face às elevadas temperaturas que se fazem sentir nestes dias, ocorreu uma avaria nos chillers do ar condicionado (não arrancam e não arrefecem a água), encontrando-se em processo de reparação.” O Hospital lamenta o incómodo causado.

Escute, aqui, as declarações dos dois utentes ouvidos pela Rádio Marinhais:

Informação atualizada às 11h43m com os esclarecimentos prestados pelo HDS.

IMG: Município de Santarém.


Faixa Atual

Título

Artista