Enguia volta a ser “Rainha” em Salvaterra de Magos de 1 a 31 de março (c/ som e fotos)

Escrito por em 15 de Fevereiro, 2024

Decorreu na manhã desta quinta-feira, dia 15 de fevereiro, a apresentação da edição deste ano, a 28.ª do mês da enguia de Salvaterra de Magos. A iniciativa aconteceu no Cais da Vala.

Pouco passavam das 11h00 quando, no auditório do Cais da Vala já estavam reunidas várias personalidades que “mexem” com a restauração, a hotelaria, o movimento associativo e a vida política do concelho para assistirem à apresentação de mais uma edição de uma iniciativa onde, durante um mês, de 1 a 31 de março, a enguia é rainha em 17 restaurantes do concelho.

A sessão arrancou com a intervenção do Eng.º Hélder Esménio, Presidente da Câmara Municipal, exaltou a importância que os espaços de restauração assumem enquanto verdadeiros “embaixadores” do certame, mas destacou também o papel do movimento associativo, dos artesãos e dos produtores locais têm e que contribuem para o sucesso. Os espaços de alojamento aderentes, os operadores marítimos-turísticos, os produtores de vinho e de arroz também não foram esquecidos.

O Mês da Enguia é uma iniciativa acompanhada de várias propostas culturais como as exposições que vão estar patentes, não só em Salvaterra de Magos, mas também nas freguesias de Marinhais e de Glória do Ribatejo.

Em termos musicais, a autarquia apostou num cartaz forte que conta com nomes como NEIVA (1 de março), Luís Trigacheiro (2 de março), Tradição d’Ouro (8 de março), Saúl (9 de março), Miguel & Mickael (15 de março), Miguel Azevedo (16 de março), Ricardo Velho (22 de março), Kássio (23 de março), Siga a Farra (29 de março) e Buba Espinho (30 de março).

Recorde-se de que, paralelamente com o Mês da Enguia, realiza-se, também, a Feira Nacional de Artesanato e de Produtos Tradicionais que vai decorrer, como habitualmente, no Pavilhão do Inatel e que funcionará às sextas-feiras, entre as 20h30 e as 00h00, aos sábados, das 14h00 às 00h00 e aos domingos das 14h00 às 20h00.

Escute, aqui, as declarações de Hélder Manuel Esménio:

 

Confira, aqui, a fotorreportagem da Rádio Marinhais:


Faixa Atual

Título

Artista