Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Catarina de A a Z

11:00 16:00

Atual

Catarina de A a Z

11:00 16:00


Educação: Mais de 43 mil alunos já podem matricular-se nas Universidades

Escrito por em 25 de Agosto, 2025

IMG: Pixabay (Ilustrativa).

Mais de 43 mil estudantes que ficaram colocados numa instituição de ensino superior público na 1.ª fase do concurso nacional de acesso podem, a partir de hoje e até quinta-feira (28), efetuar a matrícula e inscrição nos respetivos cursos e universidades.

Todos os candidatos colocados foram notificados por email com a informação sobre a faculdade e o curso em que ficaram colocados.

Apesar de já terem garantido lugar, os estudantes ainda têm a possibilidade de se candidatar à 2.ª fase, cujas candidaturas abrem também hoje e terminam a 3 de setembro. Nesta fase estarão disponíveis 11.513 vagas que sobraram da 1.ª fase, o número mais elevado da última década, às quais se somam lugares adicionais libertados por alunos que optem por não efetuar a matrícula.

Estas novas vagas, dependentes de desistências, serão divulgadas apenas a 2 de setembro no site da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES). A partir dessa data, será ainda possível alterar uma candidatura já submetida.

Segundo o Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI), podem concorrer à 2.ª fase os candidatos não colocados, bem como aqueles que pretendam mudar de curso, mesmo tendo obtido colocação na 1.ª fase. No entanto, caso sejam colocados nesta 2.ª fase, a anterior colocação, assim como a matrícula já efetuada, será anulada. Os candidatos colocados na 1.ª fase que não se matricularem também poderão candidatar-se novamente.

Este ano registou-se uma diminuição de 12,1% no número de alunos colocados em relação a 2024, com menos nove mil candidatos, totalizando menos de 50 mil. Apesar disso, houve um aumento de 626 vagas disponíveis em relação ao ano anterior.

O MECI destaca ainda o crescimento do interesse pelos cursos de Educação Básica, que registaram um aumento de 20,3% na colocação de estudantes face a 2024. Todas as 1.199 vagas foram preenchidas, representando um aumento acumulado de 64,9% nos últimos três anos.