Economia cresceu 2,3% em 2023

Escrito por em 30 de Janeiro, 2024

Os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) esta terça-feira, dia 30 de janeiro, demonstram que o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 2,3% em 2023, após o aumento de 6,8% em 2022, o mais elevado desde 1987.

Segundo o INE, “o Produto Interno Bruto (PIB), em termos reais, registou uma variação homóloga de 2,2% no 4.º trimestre de 2023, após ter aumentado 1,9% no trimestre precedente. O contributo da procura interna para a variação homóloga do PIB manteve-se elevado no 4º trimestre, verificando-se uma aceleração do consumo privado e uma desaceleração do investimento. O contributo da procura externa líquida para a variação homóloga do PIB passou a positivo, tendo as exportações de bens e serviços em volume apresentado um crescimento mais intenso que as importações.”

Comparando com o 3.º trimestre de 2023, “o PIB aumentou 0,8% em volume (diminuição em cadeia de 0,2% no trimestre anterior). O contributo da procura interna para a variação em cadeia do PIB aumentou no 4.º trimestre, refletindo o comportamento do consumo privado, enquanto o contributo da procura externa líquida foi menos negativo”, explica o Instituto Nacional de Estatística.

IMG: Pixabay (Ilustrativa).


Faixa Atual

Título

Artista