Distrito de Santarém sob aviso amarelo devido a chuva forte

Escrito por em 15 de Janeiro, 2024

Um sistema frontal associado à depressão Irene vai condicionar o estado do tempo no território continental e na Região autónoma da Madeira nos próximos dias.

Assim, a partir do final da tarde de dia 16, o IPMA alerta que, no território do continente a precipitação será persistente, podendo ser por vezes forte e acompanhada de trovoada até ao final do dia 17, em especial nas regiões Norte e Centro.

Quanto ao vento, este irá intensificar a partir da manhã do dia 16, soprando por vezes forte no litoral, com rajadas até 75 km/h, e nas terras altas, com rajadas até 85 km/h, podendo esta situação estender-se até ao final do dia 17.

O Instituto prevê, também, um aumento da agitação marítima nos dias 17 e 18 com ondas de sudoeste com 4 a 5 metros em toda a costa.

Assim, o IPMA colocou, sob aviso amarelo, até às 09h00, desta segunda-feira, dia 13, os distritos de Aveiro, Braga, Bragança, Coimbra, Guarda, Viseu. Castelo Branco, Leiria, Lisboa, Santarém e Portalegre estão sob este aviso, até às 15h00.

No que diz respeito ao arquipélago da Madeira, a partir do dia 15, poderão ocorrer períodos de chuva ou aguaceiros, que serão por vezes fortes, em especial nas vertentes sul e terras altas da ilha da Madeira, no dia 16.

O vento irá intensificar no dia 16, soprando de sudoeste forte, com rajadas até 85 km/h, sendo forte a muito forte nas terras altas, com rajadas até 100 km/h.
O aumento da agitação marítima também será significativo com ondas do quadrante oeste com 4 a 5 metros nos dias 16 e 17.

IMG: Canva Pro (Ilustrativa).


Faixa Atual

Título

Artista