Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Programação Própria

12:00 am 7:00 am

Atual

Programação Própria

12:00 am 7:00 am


Dezenas de pessoas caminharam pela sustentabilidade, em Samora Correia (c/ fotos)

Escrito por em 25 de Setembro, 2023

A sustentabilidade do planeta depende de todos nós. Este foi o lema da caminhada que reuniu cerca de centena de pessoas na manhã de domingo, 24 de setembro, na Charneca da Companhia das Lezírias, em Samora Correia, no concelho de Benavente.

Gente de todas as idades dos 5 aos 85 anos percorreu os quase nove quilómetros com início e fim em Vale Cabras. Milhares de passos em contacto com a natureza em estado puro.

Entre pinheiros, sobreiros e uma variedade de plantas, arbustos e flores de várias espécies, as paisagens prenderam o olhar. As pernas caminharam leves e nem sentiram o esforço.

A caminhada antecipou a celebração do Dia Nacional da Sustentabilidade que se assinala em Portugal pela primeira vez a 25 de setembro de 2023.

Os caminhantes escutaram breves notas sobre a importância do pulmão verde de mais de 15.000 hectares (18 mil campos de futebol) que é propriedade da Companhia das Lezírias, empresa localizada em Samora Correia desde 1836.

António Brardo, diretor técnico da caminhada e guardião da Charneca, chamou à atenção para o cuidado a ter e relembrou a proibição absoluta de fumar e colher flores, plantas ou frutos.

O pelotão colorido de azul água e verde lezíria avançou a bom ritmo. Caminhantes que não se conheciam, quebraram o gelo e descobriram novos conhecidos que um dia podem ser amigos.

Alegria e boa disposição contagiam os caminhantes

Adriana Zani, voluntária da ASASC, fez a sua estreia com o marido e o filho. “Gostei imenso das paisagens e do ar puro que se respira aqui. Vou querer repetir”, disse.

O gosto pelas caminhadas está incutido nas famílias da região mas esta tem um significado especial por ser solidária.

Ana Paula Neves, vice-presidente da ASASC explica que “o evento é um momento de aproximação com a comunidade e com os que ajudam a ASASC a ajudar” com os seus donativos e com a doação alimentos e outros bens essenciais.

A ASASC tem 600 associados e apoia diariamente famílias vulneráveis com alimentos, medicamentos, móveis, eletrodomésticos e roupas.

IMG: ASASC.