Deco promove conselhos ambientais para um Carnaval sustentável

Escrito por em 8 de Fevereiro, 2024

A DECO lança conselhos práticos de consciência ambiental a todos os cidadãos que gostam de celebrar o Carnaval, usando a inovadora ferramenta LifestyleTest.

Embora seja uma época de festejos, o Carnaval, pelo desperdício causado pelos fatos e máscaras, a decoração, brinquedos, entre outros, tem um impacte ambiental significativo. Assim, a DECO quer inspirar os consumidores a adaptar os seus comportamentos e hábitos de festa.

Em casa, a DECO aconselha a dar uma nova vida aos fatos de Carnaval, reutilizando e reciclando materiais, transformando-os em criações únicas.

Já nas escolas, esta é uma oportunidade para educar as crianças sobre a reutilização e redução do desperdício. Reutilizar material de outros anos para criar peças divertidas ou fazer um desfile de máscaras criativas com direito a prémio, é sempre um bom incentivo.

Nos municípios, a DECO alerta para a importância da promoção do uso de decorações sustentáveis e para a providência de uma reciclagem eficaz. As festas de rua devem ser, no entendimento da Associação, um motivo para consciencializar os consumidores para a sustentabilidade.

A Deco apela ainda à utilização de máscaras reutilizáveis, à redução do uso de plásticos e a uma reciclagem responsável. A Associação sensibiliza, também, os consumidores a priorizarem meios de transporte sustentáveis, como o transporte público, bicicletas ou caminhadas, para reduzir a pegada de carbono durante as deslocações para os eventos de Carnaval.

O Lifestyle Test é uma ferramenta inovadora, desenvolvida em parceria com Entidades de 8 países europeus incluindo a DECO no caso de Portugal, que avalia a sustentabilidade em diversas áreas, oferecendo conselhos personalizados para um estilo de vida mais positivo e sustentável.

IMG: Pixabay (Ilustrativa).


Faixa Atual

Título

Artista