DECO apresenta queixa contra a SHEIN por práticas comerciais enganosas (c/ som)
Escrito por Edgar Correia (TPE-587) em 5 de Junho, 2025

IMG: Canva Pro (Ilustrativa).
A DECO, em parceria com 24 organizações de consumidores europeias e coordenada pela BEUC, apresentou uma queixa à Comissão Europeia e às autoridades de proteção dos consumidores contra a marca de moda SHEIN. Em causa está a utilização de técnicas enganosas – conhecidas como dark patterns – que influenciam os consumidores a comprar mais do que pretendiam.
Estas práticas, como o confirm-shaming, o scroll infinito e mensagens insistentes, são consideradas desleais pela legislação europeia e dificultam decisões de compra sustentáveis, além de agravarem os impactos ambientais e sociais da fast fashion.
A DECO exige que a SHEIN cesse imediatamente estas técnicas e comprove a veracidade de mensagens como “stock limitado” ou “promoções relâmpago”. Caso contrário, pede uma intervenção urgente das autoridades.
A queixa surge no seguimento da investigação iniciada pela Comissão Europeia em fevereiro de 2025 e reforça a necessidade de maior regulação sobre plataformas que recorrem a estratégias manipulativas semelhantes.
Escute, aqui, as declarações da Jurista Susana Correia, da Associação de Defesa do Consumidor (DECO), à Rádio Marinhais: