De 1 a 3 de março deguste os Sabores de Coruche no Restaurante “O Farnel” (c/ som e fotos)

Escrito por em 1 de Março, 2024

Reprodução site “O Farnel”.

Conforme a Rádio Marinhais lhe tem noticiado, começa hoje, dia 1, e prolonga-se até ao próximo domingo, dia 3, mais uma edição das Jornadas de Gastronomia. Um dos restaurantes aderentes já conta com meio século de história, chama-se “O Farnel”, e a Rádio Marinhais foi conhecer melhor esta casa pela viva voz do seu proprietário, Carlos Peseiro.

A edificação d’O Farnel começou pelas mãos dos pais de Carlos Peseiro, tendo depois a gestão passado, naturalmente, para as mãos deste. Desde a primeira edição que este Restaurante participa nas Jornadas de Gastronomia, tendo sido mesmo proclamado, em 1990 e 1991, vencedor do certame.  Para a edição deste ano, apesar das dificuldades económicas com que se deparam os portugueses, Carlos espera, ainda assim, “uma boa participação”. “Em Coruche come-se bem e o que eu apelo é a que as pessoas nos venham visitar e provar os nossos pratos”, remata.

Olhando dos primórdios do Restaurante até à atualidade, Carlos faz um balanço muito positivo da atividade. “Começámos com uma coisa pequena e a pouco e pouco foi consolidando a sua qualidade e os seus pratos”, numa lógica de introdução de novos sabores, afirma Peseiro.

Quem visitar o Farnel por estes dias encontrará à mesa, uma ementa diária sempre diferente que farão lembrar os tempos de antigamente. Carlos Peseiro recorda o inspirador destas receitas, José Labaredas, como uma pessoa “com uma cultura muito acima da média, com um espírito de humor muito bom e foi um grande obreiro e um grande trabalhador para conseguir atingir a qualidade que tem a gastronomia em Coruche”. “Era amigo e bom vivant“, assegura.

A Sala de Jantar, antiga adega, desde logo predispõe o visitante a uma agradável e prolongada amesendação, quer pelo amplo espaço que ocupa, permitindo a escolha de lugares onde a intimidade é total: quer pelo teto alto, que transmite, de imediato, uma sensação de desafogo; quer pelos utensílios de labor agrícola e vinícola e peças artesanais que a povoam, decorando-a com simplicidade.

 

 

Esta iniciativa será animada, ao jantares, no dia de hoje, 1 de março, por Ana Love, amanhã será a vez dos visitantes escutarem Diana Ferreira e, no último dia, a animação vai estar a cargo de Carlos Bacalhau e David Marques. As reservas podem ser feitas através do contacto 243 675 436.

Escute, aqui, as declarações de Carlos Peseiro:


Faixa Atual

Título

Artista