David Antunes, Ivandro, Jorge Guerreiro e Marisa Liz animam Festas de São José em Santarém

Escrito por em 13 de Março, 2024

IMG: Câmara Municipal de Santarém.

Começa já esta sexta-feira, dia 15 de março, mais uma edição das Festas de São José, em Santarém. A maior parte das iniciativas do programa decorrem, maioritariamente no Campo Infante da Câmara.

A inauguração deste certame está agendada para as 18h00  com a tradicional homenagem a Celestino Graça, junto ao seu monumento que contará com a participação de Romeiros, Campinos e Acordeonistas. A abertura das Festas conta, ainda, com uma Formatura de receção/abertura das festas com alunos de uma escola básica do Concelho, numa organização da Polícia de Segurança Pública, em frente à Casa do Campino.

A partir das 19h00, o Conservatório de Música de Santarém apresenta o Concerto “Orquestras em Palco”, no Salão Nobre da Casa do Campino. Das 19h00 às 20h00, a Escola de Flamenco e Sevilhanas apresenta “Bailando Santarém”, no Palco Principal do Recinto das Festas de S. José.

Às 22h30, David Antunes com Midnight Band & Jessica Cipriano e Emanuel Moura, seus convidados, sobem ao Palco Principal do Recinto das Festas de S. José.

Às 00h00 há Largada de Toiros, na Manga do Recinto das Festas.

No dia 16, às 11h30, tem lugar o Desfile Etnográfico com os Ranchos Folclóricos do Concelho, com saída da Praça Sá da Bandeira, passagem pela Rua Capelo e Ivens, Rua Serpa Pinto, Rua Guilherme de Azevedo, Avenida Afonso Henriques, em direção ao Recinto das Festas.

Das 12h30 às 24h00 há Mostra de Folclore com os Ranchos Folclóricos do Concelho: Grupo Folclórico de Abitureiras, Grupo Cultural e Etnográ­fico de Alcanhões, e com o Rancho Folclórico da Sociedade Recreio e Educativa da Romeira, em frente à Casa do Campino.

Às 16h00, tem lugar a Corrida de Toiros de início da Temporada, das Festas de São José, na Monumental Celestino Graça, com Alternativa de Tristão Ribeiro Telles Queiroz.

Pelas 22h30, Ivandro, sobe ao Palco Principal do Recinto das Festas de S. José.

No dia 17 de março, às 10h30, tem lugar a Homenagem aos Funcionários da Câmara Municipal de Santarém, aposentados em 2023, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

A Orquestra Típica Scalabitana (OTS) volta a atuar no Claustro da Casa do Campino, no dia 17 de março às 18h30, e tem como convidada Celina da Piedade, acordeonista, cantora e compositora portuguesa, no ano em que a OTS comemora o seu 78.º Aniversário.

Às 19h00 decorre a Gala Equestre Miguel da Fonseca, na Manga do Recinto das Festas de S. José.

Pelas 22h30, o cantor popular, Jorge Guerreiro sobe ao Palco Principal do Recinto das Festas de S. José.

Às 00h00 há Largada de Toiros, na Manga do Recinto das Festas de S. José e às 00h30, tem início a Noite de Tunas, no Palco Principal.

No dia 18 de março, pelas 18h00, o Salão Nobre da Casa do Campino recebe o Conselho Municipal da Juventude que tem como principal objetivo estabelecer os planos e programas de incentivo aos jovens na atuação de problemáticas sociais, políticas e humanas, no sentido de comunidade e interajuda. Neste evento será efetuada a Assinatura do Protocolo com a ERTAR – Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, com vista à instalação da Delegação do Turismo do Ribatejo, em Santarém.

Das 18h00 às 20h00 há Batismos e atividades Equestres, no Picadeiro do Recinto e às 20h00 há Treino com o Grupo de Forcados dos Leões da Agrária, numa organização da Associação Setor 9, em articulação com a Associação de Romeiros de Santa Maria.

Às 22h30, Marisa Liz sobe ao Palco Principal do Recinto das Festas de S. José para apresentar o espetáculo “Girassóis, Tempestades e Mensagens de Amor” que terá “vários momentos inesperados e muitas mensagens de amor”.

Pelas 00h00 tem lugar um Espetáculo Pirotécnico, no Recinto das Festas de S. José, que pretende assinalar as comemorações do Feriado Municipal, e a entrada no Dia de S. José, dia 19 de março.

Às 00h15 há Largada de Toiros, na Manga do Recinto das Festas de S. José.

Pelas 00h30, a festa continua com um DJ, no Palco Principal.

Dia 19 de Março, Dia de S. José, das 08h30 às 10h30, decorre a Formatura do Corpo de Bombeiros Sapadores de Santarém e entrega de Condecorações aos Bombeiros Sapadores de Santarém, no Edifício dos Paços do Concelho.

Das 10h00 às 12h00 há Batismos e atividades Equestres, no Picadeiro do Recinto, numa organização da Associação Setor 9, em articulação com a Associação de Romeiros de Santa Maria.

Entre as 10h00 e as 20h00, na Praça das Freguesias há partilha de sabores, cantares e saberes do nosso Concelho, no Pátio da Casa do Campino.

Às 11h00 há Missa de S. José, na Igreja da Nossa Senhora da Conceição – Catedral de Santarém, presidida por D. Manuel Traquina, Bispo de Santarém e às 11h45, decorre a Procissão de S. José, um dos pontos altos desta Festa, que percorre as principais ruas e largos do Centro Histórico, que reúne as associações e grupos culturais do Concelho, entidades oficiais, padres da Cúria Diocesana, acompanhada pela Sociedade Filarmónica de Instrução e Cultura Musical da Gançaria.

A partir das 15h30, tem lugar a Cerimónia de Homenagem a diversas individualidades e instituições do concelho de Santarém, no Convento de S. Francisco.


Faixa Atual

Título

Artista