Coruche: 7.ª edição do Concurso de Ideias e Criatividade com inscrições abertas

Escrito por em 20 de Dezembro, 2023

O Município de Coruche tem abertas, até a 1 de março de 2024, as inscrições para a sétima edição do Concurso de Ideias e Criatividade do Montado de Sobro e Cortiça.

A iniciativa, que é dinamizada pela autarquia e por um conjunto de parceiros, pretende, na edição de 2024, “impulsionar abordagens empreendedoras, criativas e inovadoras de valorização do Montado de Sobro, dos seus recursos endógenos e do seu principal produto – a cortiça -.” A concurso estão duas categorias: “Design e Novos Produtos da Cortiça” e “Moda” (coordenados e calçado), sendo que o prémio é de 750 euros para os vencedores de cada uma das categorias e subcategorias.

De acordo com a autarquia, o Concurso de Ideias e Criatividade pretende contribuir para o estímulo da criatividade e do empreendedorismo no território, fomentando simultaneamente a integração e a capitalização dos seus recursos endógenos no tecido económico existente ou potencial. A forma de fazê-lo, refere o Município, passa pelo reconhecimento de projetos inovadores que demonstrem ter potencial para produzir um efeito impulsionador na dinamização do Montado de Sobro e Cortiça. Posteriormente ao concurso constitui-se, ainda, uma bolsa de ideias de negócio focadas na promoção e na valorização do Montado de Sobro e da Cortiça, nomeadamente dos seus recursos endógenos únicos e dos setores económicos estratégicos.

O concurso desenvolve-se em três fases, sendo que o período de candidaturas decorre até 1 de março de 2024. Os candidatos selecionados terão a possibilidade de participar em sessões de mentoring para apresentação dos projetos, decorrendo esta segunda fase até 3 de abril de 2024, altura em que serão contactados para passar à fase final. A apresentação dos projetos de design irá acontecer em data a anunciar. Quanto aos projetos de moda, serão selecionados até 27 de março de 2024 e posteriormente apresentados no âmbito do Coruche Fashion Cork, na Feira Internacional da Cortiça (FICOR), em data a anunciar no final da segunda fase.

IMG: Canva Pro (Ilustrativa).


Faixa Atual

Título

Artista