Constância: Ana Joaquim expõe na Biblioteca Municipal Alexandre O’Neill

Escrito por em 7 de Fevereiro, 2024

“No fundo de uma gaveta” é o título da exposição de pintura, da autoria de Ana Joaquim, uma mostra que pode ser visitada na Biblioteca Municipal Alexandre O’Neill, em Constância, até ao próximo dia 19 de fevereiro.

Com a realização desta exposição, a autora pretende não só dar a conhecer algumas das suas obras “guardadas no fundo de uma gaveta” como também apresentar as ilustrações da sua autoria que integram o livro “Antes Que a Luz Apague a Escuridão”, de Telmo Mendes.

Abordando a sua relação com o desenho Ana Joaquim refere que “desenha desde sempre e é no desenho/pintura que encontra cais para os mares atribulados do dia-a-dia”.

Foi em 1995 que a autora participou pela primeira vez numa exposição coletiva e assim continuou até encerrar esse processo em 2008. Como hobby sempre se dedicou a telas e pincéis, mas foi em 2018 que foi convidada a explorar o desenho a carvão.

Ana Joaquim viu o seu trabalho voar-lhe das mãos, em 2020, com o lançamento do livro “Antes Que A Luz Apague a Escuridão” do escritor Telmo Mendes, também residente em Constância. Em 2023, viu o seu trabalho derrubar fronteira, através de um desenho que neste momento, passeia pelas ruas da Índia, Bangladesh, Lituânia e Brasil.

IMG: Constância Inspira.


Faixa Atual

Título

Artista