Canoagem: Portugal despediu-se do Europeu de Velocidade com dois ouros e uma prata
Escrito por Edgar Correia (TPE-587) em 23 de Junho, 2025

IMG: Federação Portuguesa de Canoagem.
A Seleção Nacional terminou em grande o Campeonato da Europa de Velocidade e Paracanoagem, que decorreu em Racice, na Chéquia. No último dia de competição, 22 de junho, Portugal somou mais três medalhas – duas de ouro e uma de prata – elevando para quatro os títulos europeus conquistados nesta edição.
Norberto Mourão foi o primeiro português a brilhar neste domingo, ao sagrar-se campeão europeu na prova de VL2 200 metros. O paracanoísta destacou-se com uma vitória clara, confirmando o seu estatuto entre os melhores da modalidade.
Logo depois, foi a vez de Messias Baptista lutar até aos últimos metros pelo ouro em K1 200 metros. A decisão foi renhida e o canoísta de Vila do Conde acabou por conquistar a medalha de prata. Ainda assim, Baptista fecha a sua participação no Europeu com dois pódios, depois de já ter arrecadado o título europeu na prova de K4 500 metros, juntamente com Gustavo Gonçalves, João Ribeiro e Pedro Casinha.
A fechar a participação portuguesa, Fernando Pimenta voltou a fazer história. O canoísta natural de Ponte de Lima somou o seu segundo ouro em Racice, vencendo a prova de K1 5000 metros, depois de já ter conquistado o título em K1 1000 metros. Com este resultado, Pimenta totaliza quatro títulos europeus em junho – dois em Racice, na vertente de Velocidade, e dois em Ponte de Lima, durante o Europeu de Maratona.
Também neste derradeiro dia de competição, a dupla feminina Beatriz Fernandes e Inês Penetra alcançou o 7.º lugar na prova de C2 500 metros.
Com um total de quatro ouros e uma prata, Portugal despede-se do Campeonato da Europa com motivos de celebração, evidenciando a qualidade e consistência da canoagem nacional no panorama internacional.