Câmara de Santarém e Agrupamentos de Escolas criam Rede de Bibliotecas local

Escrito por em 26 de Junho, 2024

IMG: Câmara Municipal de Santarém.

O Município de Santarém assinou, na passada sexta-feira, dia 21 de junho, o protocolo de cooperação entre a Biblioteca Municipal e os quatro Agrupamentos de Escolas do Concelho de Santarém, o Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, D. Afonso Henriques, Dr. Ginestal Machado e Sá da Bandeira. Esta cerimónia oficializou, assim, a criação de uma Rede de Bibliotecas concelhia.

Num trabalho de colaboração entre a Biblioteca Municipal de Santarém e os Agrupamentos de Escolas foi possível alocar as Bibliotecas Escolares ao contrato do Município de software de gestão integrada de biblioteca MindPrisma e concretizar a migração de todos os catálogos bibliográficos das Bibliotecas Escolares para o catálogo coletivo da Biblioteca Municipal de Santarém, “o qual passou a deter, à presente data, 142 mil e 87 existências registadas e catalogadas alocadas nesta rede” enfatizou Nuno Domingos, Vereador da CMS com o pelouro do património cultural, bibliotecas e arquivos.

Esta rede define-se como uma estrutura de cooperação aberta à livre participação de todas as bibliotecas do Concelho de Santarém, visando a compatibilização e a troca de informação bibliográfica, o fomento de uma política coordenada de aquisições e a dinamização do empréstimo interbibliotecas, através de uma plataforma tecnológica que vai ser desenvolvida e que vai permitir o acesso através de endereço eletrónico.

A Rede de Bibliotecas de Santarém vai servir de suporte à educação, à formação, à investigação e à difusão cultural, procurando também sensibilizar toda a comunidade educativa para o valor da missão das bibliotecas e para o seu papel social, educativo e cultural.


Faixa Atual

Título

Artista