Câmara de Benavente apela à limpeza de cursos de água antes do novo ano hidrológico
Escrito por Edgar Correia (TPE-587) em 10 de Setembro, 2025

IMG: Canva Pro (Ilustrativa).
A Câmara Municipal de Benavente alerta os proprietários e possuidores de parcelas de leitos e margens de cursos de água nas frentes particulares e fora dos aglomerados urbanos para a responsabilidade de limpar e desobstruir essas linhas de água, garantindo o normal escoamento das águas pluviais e sedimentos, em situações normais e extremas.
O Município apela, também, à colaboração de todos os proprietários e usufrutuários para assegurar a livre circulação das águas durante o próximo ano hidrológico, que começa a 1 de outubro de 2025. Os trabalhos de limpeza e desobstrução de cursos de água, valas de drenagem, passagens hidráulicas e outros elementos dos sistemas prediais de escoamento devem, por isso, ocorrer preferencialmente até 30 de setembro de 2025.
A conservação e reabilitação dos cursos de água contribui para minimizar os efeitos de inundações e secas, melhorar a qualidade de vida das populações e valorizar o território, respeitando o equilíbrio biofísico. A limpeza deve ser feita de acordo com as orientações da Agência Portuguesa do Ambiente, Administração de Região Hidrográfica do Tejo e Oeste (APA-ARHTO).