Bordados da Glória do Ribatejo celebram 2.º aniversário da inclusão no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial

Escrito por em 29 de Janeiro, 2024

Assinala-se, no próximo domingo, dia 4 de fevereiro, o 2.º Aniversário da Inclusão dos Bordados da Glória do Ribatejo, no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

Neste domingo, vai ser inaugurada, pelas 15h00, no Espaço Jackson, em Glória do Ribatejo, a exposição “A Infância … Toucas e Babetes”. As toucas de infância, juntamente com o vestido e o babete, constituíam o traje de infância. Estas peças eram obras de arte, uma profusão de cores e motivos decorativos espelham todo o primor e perfecionismo das mulheres glorianas.

Também neste dia, a Associação do Rancho Folclórico Casa do Povo de Glória do Ribatejo lança o volume II do Estudo “Glória – Falar, Cantar e Contar”, da autoria de Rita Pote e Joaquim Cachulo. Este estudo surge na sequência de outros trabalhos já publicados pela Associação, com o objetivo de divulgar os vários aspetos que compõem o património imaterial de Glória do Ribatejo.

Recorde-se de que a Direção Geral do Património Cultural (DGPC) inscreveu “Os Bordados da Glória do Ribatejo” no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial a 4 de fevereiro de 2022. A candidatura foi apresentada pela Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, tendo contado com a colaboração da Universidade de Évora e o apoio da União de Freguesias de Glória do Ribatejo e Granho, instituições e associações locais e de toda a comunidade de Glória do Ribatejo.

IMG: CIMLT.


Faixa Atual

Título

Artista