Azambuja vai comemorar Dia Mundial da Água e da Árvore e da Floresta

Escrito por em 20 de Março, 2024

IMG: Pixabay (Ilustrativa).

O Município de Azambuja vai assinalar, esta quinta-feira 21 de março, as efemérides Dia Mundial da Água e Dia Mundial da Árvore e da Floresta com a realização de um evento no âmbito da Educação Ambiental, onde contará com a participação de vários parceiros. Entre as 09h30 e as 13h00, o Jardim Urbano Dr. Joaquim António Ramos, em Azambuja, será palco, durante o período da manhã, para um conjunto de atividades de sensibilização abertas ao público, mas essencialmente destinadas às crianças do nível pré-escolar.

De acordo com a autarquia, a iniciativa tem como objetivo proporcionar aos participantes diversas experiências lúdicas associadas aos temas “proteção das Florestas” e “a importância da Água como um recurso escasso e precioso”. Através dessas experiências, a autarquia pretende que “as crianças compreendam o valor da natureza e fiquem mais atentas aos problemas ambientais e motivadas para assumir hábitos saudáveis.”

No recinto do jardim, haverá um conjunto de espaços informativos e de ateliês interativos subordinados aos temas do dia. A Câmara Municipal, através do serviço de Ambiente irá disponibilizar os ateliês “O meu peluche vai à veterinária” e “”em conhecer a árvore classificada de Azambuja, as abelhas e a lagarta do pinheiro”; pelo serviço de Desporto dinamizará diversos jogos lúdicos; e os Sapadores Florestais farão uma demonstração dos seus equipamentos de trabalho de proteção civil.

O evento contará, ainda, com a colaboração e as propostas de vários parceiros do Município de Azambuja. A empresa Águas da Azambuja apresentará o ateliê “Nós somos água”, que é também nome de um livro que estará a ser distribuído; a associação de defesa do consumidor DECO virá promover o slogan “A água não é tua, não é minha… é de todos nós!”; e a empresa de recolha e tratamento de resíduos Ecoambiente trará ao evento uma apresentação dos seus equipamentos.


Faixa Atual

Título

Artista