Autarcas da região saem de reunião com a Ministra da Saúde com as mesmas preocupações com que entraram
Escrito por Edgar Correia (TPE-587) em 27 de Agosto, 2025

IMG: Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.
Na reunião, os autarcas expressaram receios quanto à eventual intenção do Governo de encerrar a Maternidade do Hospital de Vila Franca de Xira. Questionaram ainda a ministra sobre a necessidade de reabrir, no período noturno e aos fins de semana, as urgências de obstetrícia e pediatria, sublinhando os constrangimentos causados às populações dos cinco concelhos abrangidos por esta unidade hospitalar.
Foi também abordada a escassez de médicos de família, apontando-se esta zona como uma das mais carenciadas da Região de Lisboa e Vale do Tejo em termos de recursos humanos.
De acordo com o comunicado conjunto dos autarcas, a Ministra da Saúde não apresentou soluções imediatas, mas mostrou-se disponível para voltar a reunir com os representantes dentro de algumas semanas, após a conclusão da proposta técnica para reorganização da rede de urgências, a cargo da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde.
Apesar da abertura da ministra ao diálogo, os autarcas mantêm a preocupação com o encerramento das urgências pediátricas e obstétricas durante a noite e fins de semana, bem como com o risco de encerramento da maternidade.
Reiteraram ainda a necessidade de reforçar a cobertura da população por médicos de família.
A reunião, que durou cerca de uma hora e meia, contou também com a participação, por videoconferência, do Diretor Executivo do SNS, Álvaro Santos Almeida.