Audi alerta para fraudes com carros usados na Europa
Escrito por Edgar Correia (TPE-587) em 3 de Setembro, 2025

IMG: Canva (Ilustrativa).
A compra de carros usados pode ser uma boa oportunidade para muitos consumidores, mas também representa terreno fértil para esquemas fraudulentos. Foi, precisamente, isso que levou a Audi a emitir um alerta sobre burlas que estão a ocorrer na Alemanha, Áustria e Suíça, usando indevidamente o nome da marca.
De acordo com o fabricante alemão, estão a circular catálogos e websites falsos, criados com o intuito de enganar potenciais compradores. Os criminosos contactam vítimas por e-mail, incentivando-as a efetuar pagamentos ou a adquirir veículos que, na realidade, não existem. Estes esquemas utilizam páginas que imitam o aspeto oficial da Audi, incluindo endereços de e-mail e dados bancários fictícios.
Para dar ainda mais credibilidade à burla, os autores chegam a utilizar imagens de colaboradores de parceiros oficiais da marca.
Vítimas já lesadas
Embora sem divulgar números exatos, a Audi confirma que já existem vários clientes lesados por estas práticas e manifesta o seu pesar pelas ocorrências. A empresa apresentou queixa-crime e está a colaborar com as autoridades competentes nas investigações em curso.
Como forma de prevenção, a marca sediada em Ingolstadt divulgou uma lista de endereços de e-mail utilizados pelos burlões, que não são legítimos nem pertencem aos canais oficiais da Audi. Estes incluem:
- beratung@audisports.de;
- info@audimarketing.de;
- info@audi-direkt-kauf.de;
- kontakt@audi-media-service.de;
- verkauf@audi-sale.com;
- entre muitos outros.
A Audi recomenda aos consumidores que verifiquem cuidadosamente a origem das comunicações e que desconfiem de propostas demasiado vantajosas. Em caso de dúvida, devem sempre contactar diretamente os canais oficiais da marca.