Faixa Atual

Título

Artista


Associação “A Farpa”, de Santarém, tem novas instalações

Escrito por em 19 de Fevereiro, 2024

Desde dezembro do ano passado que a Associação de Familiares e Amigos do Doente Psicótico (A FARPA) se mudou para o número 3, da Avenida António Maria Batista, em Santarém. No passado dia 16 de fevereiro as instalações receberam a visita do Presidente da Câmara Municipal, Ricardo Gonçalves.

Atualmente, neste espaço que é cedido pela Câmara Municipal, estão albergados 10 utentes. Futuramente, neste espaço, onde são desenvolvidas diversas atividades em prol da saúde mental e de combate ao isolamento social, vão ser acolhidas mais pessoas com doença mental grave.

A FARPA promove e apoia iniciativas de cariz comunitário dirigidas a pessoas com patologia do foro psiquiátrico, aos seus cuidadores, profissionais e comunidade em geral, desenvolvendo ações que visam a informação e a sensibilização, contribuindo também para a criação de estruturas próprias no âmbito da reabilitação sociofamiliar e profissional.

Uma dessas atividades é o Fórum Sócio-Ocupacional cujo principal objetivo é a reabilitação de pessoas com doença mental. Com uma equipa multidisciplinar composta por assistente social, psicóloga e animadora sociocultural, o Fórum promove com cada utente um processo individual de reabilitação que vá ao encontro das expectativas do próprio e das suas famílias, um trabalho contínuo de articulação entre a equipa técnica, o utente e as suas famílias.