Faixa Atual

Título

Artista


ASAE apreende 6,6 toneladas de carne no âmbito do combate ao crime de abate clandestino

Escrito por em 26 de Dezembro, 2023

Numa nota publicada no seu site, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica informa que, no dia 23 de dezembro, através da Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal com o apoio da Unidade Regional do Sul, levou a cabo diversas ações de fiscalização direcionadas ao abate clandestino de animais, nos concelhos de Loures, Mafra e Lisboa.

Como balanço da operação, a ASAE dá conta de que foram cumpridos 2 mandados de busca domiciliária (incluindo uma exploração pecuária), 8 mandados de
busca não domiciliária, 1 mandado de pesquisa digital (1 equipamento eletrónico) e fiscalizados 3 talhos. Foram, ainda, apreendidos cerca de 6.600,00 kilos de produtos cárneos, essencialmente carcaças de caprinos, no valor de cerca de 58.000,00 Euros, bem como a quantia de 11.470,00 € em numerário, suspeita de ser resultado da atividade ilícita desenvolvida.

Desta operação resultou, ainda, a apreensão de uma caçadeira de calibre 12 e 37 cartuchos do mesmo calibre, bem como um revólver de calibre 22 municiado com 6 munições e 38 munições do mesmo calibre.

Após realização de perícia foi determinado tratar-se de carne proveniente de abate clandestino e/ou anormal avariado e/ou corrupto, e/ou sem rastreabilidade.

No âmbito desta operação dois indivíduos foram constituídos arguidos, tendo sido sujeitos a Termo de Identidade e Residência (TIR).

IMG: ASAE.