Arroz, música e tradição: Samora Correia volta a celebrar o sabor das Lezírias com o Festival do Arroz Carolino (c/ som)
Escrito por Edgar Correia (TPE-587) em 16 de Maio, 2025

IMG: Restaurante “A Coudelaria”.
A partir desta sexta-feira e até ao próximo domingo, 18 de maio, a Zona Ribeirinha de Samora Correia transforma-se numa verdadeira capital do sabor e da música, com a 7.ª edição do Festival do Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas. Serão três dias onde o arroz é rei, o Almansor a moldura, e a alegria um ingrediente obrigatório.
A festa começa, hoje, pelas 19h00, com a inauguração oficial do certame, mas é à noite que os palcos ganham vida. NEIVA, o talentoso cantor marinhalense, abre as hostilidades no palco Carolino às 22h00, aquecendo o ambiente para o aguardado concerto de The Gift, que regressam ao festival às 23h00. Para fechar a noite em modo revival, a “doçura” está garantida com o grupo Boca Doce, já pela meia-noite e meia.
No sábado, 17 de maio, o dia começa ao som das tradições, com o Cavalinho da Sociedade Filarmónica Benaventense a desfilar pelas 13h00. A partir das 16h00, a Academia do Arroz convida a dançar com os ritmos envolventes de Kate Mirson. À noite, é hora de abrir o coração ao romantismo com Tony Carreira, que sobe ao palco Lezíria às 23h00, prometendo uma viagem pelos “sonhos de menino” que todos conhecem.
Domingo é dia de mexer o corpo – e não só à mesa. Logo às 09h00, a tradicional Caminhada do Arroz Carolino, que conta com mais de 3500 participantes inscritos, convida a descobrir paisagens únicas. Às 11h30, há aula de ginástica no palco Lezíria, e logo depois, o Cavalinho da SFUS traz mais tradição à ribatejana. A tarde segue animada com os sons de Tiago Silvestre e Filipe Gaspar, a partir das 16h00 na Academia do Arroz. E como despedida em grande, às 21h30, o palco acolhe a energia contagiante de T-Rex, para um final digno de um festival que celebra o melhor da região.
Entre uma garfada de arroz carolino no ponto e um refrão na ponta da língua, não faltarão motivos para viver esta festa com todos os sentidos. Os espaços de restauração estarão a funcionar em horários alargados, para garantir que ninguém fique nem de barriga nem de coração vazio.
Escute, aqui, as declarações da Vice-Presidente da autarquia, Catarina Vale, à Rádio Marinhais: