Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


“Aquilo que mais nos move é uma palavra de obrigado”, afirma Comandante dos Bombeiros Voluntários de Salvaterra de Magos (c/ som)

Escrito por em 25 de Agosto, 2025

IMG: Bombeiros Voluntários de Salvaterra de Magos.

No dia em que a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Salvaterra de Magos (AHBVSM) assinala 90 anos de existência e, por consequência, de atividade em prol da segurança e do socorro da comunidade, a Rádio Marinhais falou com o Comandante da corporação, Paulo Dionísio, que começa por dirigir uma palavra de apreço pela dedicação e altruísmo das quase uma centena de pessoas que lidera.

Para ilustrar essa mesma dedicação, Paulo Dionísio afirma que, desde o dia 15 de maio, o corpo de bombeiros de Salvaterra já esteve empenhado em mais de uma centena de solicitações feitas pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), onde estes “heróis sem capa” mostraram a sua valentia nos mais difíceis Teatros de Operação deste verão, nomeadamente nos municípios de Ponte de Lima, Ponte da Barca, Piódão entre outros, facto demonstrativo do sucesso coletivo.

Ao longo dos anos, Paulo Dionísio confessa ter existido uma melhoria ao nível daquilo que são as instalações dos Bombeiros bem como os meios de socorro, nomeadamente as ambulâncias. No entanto, há ainda, um caminho por trilhar no que diz respeito ao investimento que falta fazer em meios de combate a incêndios. “Estou no Corpo de Bombeiros desde 2014, 11 anos, e os veículos de combate a incêndios são exatamente os mesmos de quando eu entrei à exceção de um veículo florestal que foi recuperado e um veículo florestal, com 30 anos, que foi adquirido, todos os outros veículos são exatamente os mesmos.

Para lá dos apoios, que podem e devem ser concedidos pelo poder central e local, a comunidade pode continuar a apoiar os Bombeiros. Paulo Dionísio não é parco em palavras e afirma mesmo que “uma das melhores forma que temos de apoiar os corpos de bombeiros (…) é uma palavra de obrigado”.