Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


Alcochete: GNR apreende mais de 200 quilos de amêijoa-japonesa sem documentação

Escrito por em 7 de Agosto, 2025

IMG: Guarda Nacional Republicana.

O Comando Territorial de Setúbal da GNR apreendeu, no passado dia 5 de agosto, um total de 202,10 quilos de amêijoa-japonesa no concelho de Alcochete.

A apreensão ocorreu durante uma operação de fiscalização rodoviária, onde os militares detetaram um veículo que transportava os bivalves sem o respetivo Documento de Registo de Moluscos Bivalves Vivos. A ausência deste documento impediu a determinação da origem do produto e a verificação do cumprimento das normas legais, nomeadamente no que diz respeito à rastreabilidade, o que representa um potencial risco para a saúde pública.

Na sequência da ação, um homem de 30 anos foi identificado e foi levantado um auto de contraordenação por transporte de bivalves sem a documentação exigida.

Os bivalves apreendidos serão destruídos após verificação higiossanitária.

A GNR relembra que a captura, armazenamento e transporte de bivalves sem os devidos processos de depuração ou controlo higiossanitário pode constituir um grave risco para a saúde pública, devido à possível presença de toxinas. O documento de registo é essencial para garantir a rastreabilidade e segurança dos produtos, protegendo os consumidores.