Águas do Ribatejo vai assinalar Dia Mundial da Água com múltiplas atividades

Escrito por em 21 de Março, 2024

IMG: Águas do Ribatejo (AR).

A Águas do Ribatejo (AR) empresa intermunicipal, responsável pelo abastecimento e saneamento na região, vai promover esta sexta-feira, 22 de março, a rota da inclusão com utentes do Centro de Recuperação Infantil de Almeirim CRIAL e alunos das escolas dos sete concelhos que integram a empresa.

O programa de comemorações começará com uma Visita à Estação de Tratamento de Água na Central de Águas de Almeirim onde é tratada a água que chega às escolas e residências dos visitantes. Crianças e jovens vão poder ver, ouvir, sentir, cheirar e saborear a água.

Neste dia, para estes participantes, a água terá sabor. A Empresa Intermunicipal adicionará laranja, limão, morango, hortelã ou frutos vermelhos na água da torneira.

Os produtos biológicos provenientes da terra conferem sabor à água da rede pública a gosto de cada participante e sem adição de corantes. Seguir-se-á um piquenique sustentável e amigo do ambiente no Jardim da Zona Norte.

Já durante a tarde, os utentes do CRIAL visitam a Estação de Tratamento de Águas Residuais ETAR de Almeirim/Alpiarça na Goucha, onde são tratados os “esgotos” provenientes dos dois concelhos.

Neste Dia Mundial da Água todas as escolas do universo AR estarão envolvidas em atividades alusivas ao Ciclo Urbano da Água de Porto Alto a Torres Novas, serão milhares de alunos e professores a trabalhar a água como ela merece num território de 3.200 km2 e com 140 mil consumidores.

À noite estamos, o desafio é de fechar a torneira entre as 22h00 e as 23h00 seguindo o apelo da H2OFF, campanha da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Água onde os clientes e consumidores são convidados a manter as torneiras fechadas durante uma hora.

A comemoração do Dia Mundial da Água estende-se até ao final do mês nos concelhos integrantes da AR com plantação e rega de árvores com recurso a águas aproveitadas das chuvas e reutilizadas após tratamento nas ETAR;

Haverá também debates sobre a importância da água e visitas de estudo a Estações de Tratamento de Água ETA para consumo humano e Estações de Tratamento de Águas Residuais ETAR que cuidam das águas cinzentas após utilização.

A AR promove ainda campanhas de sensibilização para o bom uso da água nas redes sociais e órgãos de comunicação social (rádios, jornais e on line) locais e regionais e fará a divulgação de vários vídeos sobre os sistemas de abastecimento e saneamento com projetos de inovação no canal Youtube da AR e no Facebook.

 


Faixa Atual

Título

Artista