Águas do Ribatejo apela ao uso moderado da água da rede pública (c/ som)
Escrito por Edgar Correia (TPE-587) em 31 de Julho, 2025

IMG: Canva Pro (Ilustrativa).
As elevadas temperaturas que se têm feito sentir na região — com valores que ultrapassaram os 40 graus em alguns concelhos — provocaram um aumento significativo no consumo de água da rede pública, levando a Águas do Ribatejo (AR) a lançar um apelo à população: utilize apenas a água estritamente necessária.
Segundo a empresa intermunicipal, em alguns pontos do território os consumos mais do que duplicaram. Embora seja natural que, com o calor extremo, aumente a procura por água, a AR alerta para situações de consumo excessivo e não essencial, como regas, lavagens de pátios e veículos ou enchimento de piscinas.
“Sem alarmismos, mas com sentido de responsabilidade, apelamos a todos os utilizadores para que limitem o consumo de água potável aos usos prioritários, de forma a garantir a continuidade do abastecimento público e a capacidade de resposta no combate a incêndios”, lê-se no comunicado da empresa.
A Águas do Ribatejo sublinha que a água fornecida é tratada para consumo humano e deve ser utilizada com consciência. Está em curso uma campanha de sensibilização junto dos consumidores domésticos, comerciais e industriais, com vista a promover práticas mais sustentáveis e evitar eventuais constrangimentos no abastecimento.
A empresa agradece a colaboração de todos na preservação deste recurso essencial e disponibiliza os contactos de apoio ao cliente para esclarecimentos adicionais: 263 509 400 (dias úteis, das 09h00 às 18h00) ou o 800 20 20 40 (dias úteis das 18h00 às 09h00, fins de semana e feriados).
Escute, aqui, as declarações do Eng.º Miguel Carrinho, Diretor-Geral da Águas do Ribatejo à Rádio Marinhais: