Samora Correia: ASASC exige retirada do trânsito pesado da Avenida “O Século” na cidade
Escrito por Edgar Correia (TPE-587) em 22 de Setembro, 2025

IMG: Associação Social Amigos de Samora Correia (ASASC).
A Associação Social Amigos de Samora Correia (ASASC) voltou a defender a retirada do trânsito pesado do troço urbano da EN118, entre as rotundas dos Campinos (junto ao Restaurante “A Torre”) e das Largadas (junto ao condomínio BeloJardim), em Samora Correia, apelando a que todos os candidatos às próximas eleições autárquicas assumam esse compromisso.
Segundo a Associação, a circulação diária de cerca de 2.500 viaturas pesadas neste troço gera congestionamento, ruído, insegurança e elevados níveis de poluição, já confirmados por medições certificadas. Nos últimos 20 anos, seis pessoas perderam a vida atropeladas por camiões nesta zona.
A associação considera que estão reunidas as condições para a implementação de uma alternativa: a utilização da Estrada da Murteira como variante, ligação entre a Estrada Nacional 118 e a EN 10. A Infraestruturas de Portugal (IP) já demonstrou abertura para desclassificar os troços urbanos afetados e assumir as obras necessárias, bem como a futura manutenção da nova variante, após assinatura de protocolo com o Município de Benavente.
A ASASC alerta que esta é uma prioridade há mais de duas décadas e garante que continuará a pressionar o próximo executivo municipal, a IP e o Ministério das Infraestruturas para que o projeto avance sem mais adiamentos.