Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


Arte Contemporânea do Museu do Neo-Realismo representa Portugal na Bienal Internacional de Arte de Macau

Escrito por em 10 de Setembro, 2025

IMG: Câmara Municipal de Vila Franca de Xira (Ilustrativa).

O Museu do Neo-Realismo (MNR), de Vila Franca de Xira, vai representar Portugal na Bienal Internacional de Arte de Macau, com a exposição de arte contemporânea “A Reinvenção do Real”, entre 12 de setembro e 16 de novembro de 2025.

São 14 artistas com 20 peças que vão ser apresentados, enquanto resposta ao lema curatorial da Bienal Internacional de Arte de Macau: “Olá, o que fazes aqui””.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Fernando Paulo Ferreira, “é uma enorme honra que a proposta curatorial do Museu do Neo-Realismo tenha sido aceite pelo Estado Português, para representar o País na Bienal Internacional de Arte de Macau. Esta representação permite mostrar a coleção de arte contemporânea do Museu e também destacar o Município de Vila Franca de Xira, divulgando a cultura tauromáquica, a arte equestre, a gastronomia, o património natural, o património imaterial das tertúlias e a sua história e tradições”, refere o autarca.

A exposição “Reinvenção do Real” Arte Contemporânea Portuguesa na Coleção do Museu do Neo-Realismo apresenta obras de Alice Geirinhas, Ana Pérez-Quiroga, André Cepeda, Carla Filipe, Fernando José Pereira, José Maçãs de Carvalho, Luciana Fina, Luísa Ferreira, Manuel Santos Maia, Miguel Palma, Paulo Mendes, Pedro Cabral Santo, Rita Barros e Valter Vinagre.

A Bienal Internacional de Arte de Macau foi inaugurada a 18 de julho e vai decorrer até 19 de outubro. Com cerca de 30 exposições de 46 artistas locais e internacionais, o mega-evento cultural e artístico integra seis secções, entre elas o Pavilhão da Cidade, onde vai estar patente a exposição da coleção do Museu do Neo-Realismo, de Vila Franca de Xira.