Fim-de-semana com chuva e descida acentuada da temperatura, avisa IPMA
Escrito por Edgar Correia (TPE-587) em 5 de Setembro, 2025

IMG: Canva Pro (Ilustrativa).
O estado do tempo em Portugal continental será afetado, este fim-de-semana, pela passagem de uma superfície frontal fria, de atividade moderada, associada a uma depressão centrada a noroeste da Península Ibérica, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) em comunicado.
A previsão aponta para períodos de chuva ou aguaceiros a partir do final do dia 6 de setembro, inicialmente no litoral Norte e Centro, alargando-se gradualmente ao restante território durante o dia 7. A passagem desta frente poderá originar precipitação localmente intensa, sobretudo nas regiões do litoral Norte e Centro, sendo esta mais provável até ao final da manhã de sábado.
O IPMA prevê ainda uma descida acentuada da temperatura máxima no dia 7, com os termómetros a baixar entre 6 a 10.° C no interior e entre 3 a 6.° C no litoral. As temperaturas máximas deverão situar-se entre 23 a 27 .° C em todo o território, enquanto as mínimas não deverão registar variações significativas. Ambas as temperaturas ficarão abaixo do normal para a época do ano.
Para os dias seguintes, mantém-se a tendência de passagem de novas ondulações frontais nas regiões do Norte e Centro, com possibilidade de mais precipitação até meio da próxima semana.